Mini Guia Cão
Alimentação
Os animais devem ser alimentados com ração, quer na forma seca quer na forma húmida. Assim, ao escolher uma ração de alta qualidade, tem-se a certeza que o animal está a consumir todos os elementos essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida, uma vez que estes elementos estão formulados de forma equilibrada para serem facilmente absorvidos pelo animal. A comida caseira não permite um correto equilíbrio das doses de ingredientes necessárias para uma vida saudável provocando, consequentemente, muitos problemas de pele e de estômago.
Cachorros - Devem ser alimentados em pequenas quantidades de 3 a 5 vezes ao dia.
Adultos - Podem ser alimentados 1 a 3 vezes ao dia.
Fêmeas gestantes e em lactação - Devido ao desgaste e à necessidade de alimentar a sua ninhada, a ração deve ter um alto teor energético.
Os cães devem ter sempre água disponível!
Vacinação
A vacinação é bastante importante para manter o seu cão saudável, é sem dúvida a primeira barreira contra as doenças. É simples e pode poupar muitas visitas ao Veterinário e até mesmo a vida do seu animal. A gama de vacinas disponível para cães inclui: Esgana, Parvovirose, Hepatite Infecciosa, Leptospirose, Laringotraqueíte, Raiva, Piroplasmose e mais recentemente Leishmaniose.
Os cachorros (a partir das 6 semanas) precisam de tomar várias doses de vacinas. A primeira dose é a dose de preparação e a segunda dose, o chamado reforço, faz com que a resposta seja maior e a imunidade se torne mais longa.
Desparasitação
Os animais encontram-se muitas vezes infestados por parasitas externos (como as pulgas e as carraças) ao nível da pele, do pelo, das orelhas e dos ouvidos, e por parasitas internos (como as lombrigas) nos intestinos e nos pulmões. Estas infestações podem, não só pôr a saúde do animal em risco como a do dono. Por esta mesma razão, devemos prevenir a infestação através da desparasitação. A desparasitação externa deve ser feita (pelo menos) 4 vezes por ano, de 3 em 3 meses dependendo da época do ano (de Abril a Outubro deve ser realizada com maior regularidade); a desparasitação interna também deve ser realizada (pelo menos) 4 vezes por ano, de 3 em 3 meses.
Identificação
A Identificação Eletrónica é um meio utilizado para diminuir a perda ou roubo de cães, consistindo na colocação sob a pele do animal de um microchip com um número de identificação único no mundo registado em uma base de dados que tem o contacto do dono. A sua colocação é obrigatória para cães nascidos a partir de 1 de Julho de 2008. Após a identificação, deve ser efetuado o registo do animal, no prazo de 30 dias, na junta de freguesia da área de residência do detentor, mediante apresentação do Boletim Sanitário de Cães e Gatos e entrega do original ou duplicado da ficha de registo prevista no Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (SICAFE), ambos devidamente preenchidos por médico veterinário.
Os cães devem ser passeados pelo menos 2 vezes por dia!